3 cuidados para evitar dor de cabeça na hora de sair do imóvel.

Na locação de um imóvel é possível que ocorram conflitos entre o proprietário e o inquilino, sendo isso ainda mais recorrente quando se trata da saída do imóvel.

Por mais que nos contratos existam orientações a respeito de qual caminho tomar e o que priorizar na desocupação, é importante estar atualizado sobre os direitos e deveres de ambas as partes envolvidas para que o processo ocorra da melhor maneira possível.

Para facilitar sua vida, o post de hoje traz algumas dicas para devolver o imóvel alugado sem dor de cabeça. Assim, tanto o inquilino quanto o proprietário podem se organizar com maior segurança, evitando surpresas.

1. Aviso prévio de desocupação: o primeiro passo para iniciar a desocupação, sem dúvidas é avisar a imobiliária a respeito de sua saída. Além de estar previsto na Lei do Inquilinato, é extremamente importante para que haja planejamento. O aviso precisa ser com 30 dias (no mínimo) de antecedência, de acordo com a lei.

2. Vistoria: A vistoria tem como objetivo verificar a situação do imóvel para que o mesmo seja entregue no padrão o qual foi alugado. Essa vistoria precisa ser agendada no prazo do aviso, no dia marcado é importante que o imóvel esteja 100% vazio (sem pertences pessoais) e com energia, gás, entre outros ligados, para que não haja falhas na conferência e para que sejam feitos os devidos testes.

3. Reparos: a Lei do Inquilinato determina, no artigo 23º, que o inquilino deve “restituir o imóvel, finda a locação, no estado em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do seu uso normal”. Para evitar dor de cabeça, indicamos que as alterações sejam feitas por profissionais da área, dessa forma o risco de reprovar na vistoria é mínimo. É comum que as imobiliárias tenham prestadores de confiança para indicação, que torna essa etapa ainda mais tranquila.

Gostou das dicas? Então fica por dentro de todas as novidades que traremos em nosso blog!

Caso queira conhecer melhor sobre como funciona o processo de locação em nossa imobiliária clique nesse link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *