Assessoria jurídica na negociação, é importante?

Nas negociações de forma geral, é preciso ter muito cuidado e atenção para que tanto o vendedor quanto o comprador tenham seus direitos respeitados. No setor imobiliário, isso é ainda mais importante pois envolve um investimento significativo, que para alguns acontece uma vez só durante a vida, já que geralmente a aquisição de um imóvel tem duas razões: realização do sonho de obter a casa própria ou investimento. Independente de qual seja o caso em questão, em qualquer situação é muito importante ter toda cautela possível para que ninguém seja surpreendido com problemas jurídicos durante ou após a entrega das chaves, não é mesmo?

 Por esse motivo, algumas imobiliárias tem acordado os processos e trâmites de imóveis com o apoio de uma assessoria jurídica. Nesse artigo você entenderá a importância e também como a assessoria jurídica pode facilitar na compra e venda de um imóvel, além da segurança que confere a ambas as partes contratantes.

Adquirir um imóvel, seja por compra e venda, permuta, doação ou qualquer outra forma de negócio, pode representar um risco para os envolvidos, ainda assim algumas pessoas insistem em celebrar o negócio sem assessoria jurídica, visando economizar nos custos, mas esse é o típico “barato que se torna caro” já que os problemas futuros que podem vir à tona além de gerar um prejuízo financeiro toma seu tempo e gera dor de cabeça.

Entenda quais profissionais podem atuar na assessoria jurídica:

O Direito Imobiliário é o ramo que trata das transações do mercado imobiliário, tanto de locações até doação e compra e venda. A assessoria jurídica é prestada por advogados especialistas, que realizam uma série de serviços a fim de prevenir riscos e garantir a segurança do negócio prestes a ser formalizado. Fique atento, quando falo de advogados especialistas, refere-se ao ramo jurídico de atuação destes profissionais. Além disso esses profissionais precisam conhecer outras áreas do Direito, como a negocial, contratual, responsabilidade civil, consumidor, dentre outras pertinentes.

Mas qual a importância da assessoria jurídica e qual a finalidade pelo qual a imobiliária adote a esse serviço?

A assessoria jurídica, como o nome já diz, tem como finalidade auxiliar juridicamente aos envolvidos na compra e venda, e para as imobiliárias essa parceria é importante pois garante que todas as normas e clausulas sejam asseguradas para que não haja problemas no acordo. Para os clientes, esse benefício é ainda maior já que poucos entendem da burocracia e normalidade que deve existir contratualmente.

Mas o que o profissional da assessoria jurídica faz?

  1. Documentação: os advogados desse setor analisam as documentações dos contratantes e também do imóvel em negociação. Essa análise deve ser feita detalhadamente e com extrema cautela, para verificar se realmente o imóvel está apto para a venda e também se o vendedor é realmente o proprietário da propriedade.
  2. Contrato: a elaboração do contrato também é feita pela assessoria jurídica, que assegura tanto os direitos quanto os deveres do comprador e vendedor além de todas as informações a respeito do imóvel e da negociação feita. Essa etapa é de extrema importância, pois é o documento que comprova a transferência do imóvel.
  3. Orientação: a assessoria jurídica também é importante para esclarecer as dúvidas que podem surgir durante a negociação, dessa forma você tem a segurança de estar assinando aquilo que você realmente está de acordo. Além disso, os profissionais desse ramo orientam a respeito de quais ações devem ser feitas e como devem ser feitas para que tudo esteja regularizado e de acordo com a lei.

Fique atento, ao realizar uma conquista tão importante sinta segurança e tranquilidade de contar com o auxílio de uma assessoria jurídica, para assim evitar dores de cabeça. A imobiliária Opção Imóveis conta com uma assessoria e advogada que está sempre a disposição para esclarecer seus questionamentos.

Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário, será um prazer lhe orientar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *