Conheça Maringá e os principais pontos turísticos! 

Maringá é apaixonante, ao caminhar pelas ruas que são planejadas e bem arborizadas você já se encanta pela beleza da cidade, e esse é apenas um dos motivos que desperta nos turistas o desejo de conhecer o município paranaense mais de perto. 

Quanta a infraestrutura da cidade, não há o que reclamar! Maringá já foi considerada na consultoria Macroplan como a “melhor cidade para se viver entre as cem maiores cidades do Brasil”. Também esteve bem-posicionada no IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) ficando na 29ª colocação nacional, além disso, segundo o Instituto Trata Brasil está em 5° lugar entre as cem maiores cidades brasileiras quanto ao saneamento básico. 

Já deve imaginar que não faltam pontos turísticos em Maringá, não é? Pois bem, realmente se você tem interesse em conhecer nossa cidade não vai faltar opções para você, seus amigos e familiares conhecerem, ficar entediado não precisa ser uma preocupação! 

Neste post reunimos algumas das principais atrações maringaenses, os pontos históricos, naturais e gastronômico mais requisitados pelos turistas. 

Xodó maringaense – Parque do Ingá. 

Se você pensa em passar uma tarde divertida e relaxante, essa opção é a ideal. 

O parque é considerado o pulmão da cidade, isso porque sua vegetação é composta por uma mata nativa que se estende por 474 mil m². No interior desse parque você encontra ainda um lindo lago, o Córrego Moscados, onde você pode andar de barquinho, patinho ou para os mais ousados de caiaque. Já ao redor do parque, você tem a possibilidade de fazer uma boa caminhada pela pista, e repor as energias da melhor maneira possível. 

Endereço: Zona 3 

Contato com a natureza – Parque Alfredo Nyffeller 

Seguindo a linha ecológica, outra opção para passar uma tarde ou até mesmo fazer um piquenique é conhecer o Parque Alfredo Nyffeller, conhecido como “buracão” pelos moradores de Maringá. Assim como no parque do ingá, aqui também conta com um lago, porém artificial que torna esse espaço ainda mais belo. O parque foi implantado em 1988, como uma forma de revitalização de área degradada para proteção da nascente do Ribeirão Morangueiro e hoje é considerado um ponto turístico onde você pode se esbanjar nos 104 mil metros quadrados, que além do lago artificial conta com dois campos de futebol suíço – usado também para rúgbi, parque infantil, mirante e pista de cooper com 1.005 metros. 

Endereço: Rua Quito, 256 – Vila Morangueira 

Ponto turístico com um toque asiático – Parque do Japão 

Um parque ao ar livre com temática asiática, não preciso nem falar da beleza desse lugar não é mesmo? 

O parque do Japão foi inaugurado oficialmente há pouco tempo, especificamente em 2014, como forma de homenagem aos imigrantes japoneses que vieram para Maringá. A área de preservação ambiental com 100 mil m² tem marcos da imigração japonesa no Brasil, como bonsais, carpas e casa de chá. Além disso, a área de alimentação, quiosques e ginásio tem arquitetura que lembra a presença da comunidade nipônica na cidade. No natal, o parque recebe atrações especiais com iluminação e decoração digna de um cartão postal. 

Endereço: Rua Tulípa, 987 – Parque Industrial 

A catedral mais alta da América Latina- Catedral Nossa Senhora da Glória 

A construção foi inspirada no satélite soviético Sputnik Segundo, e faz referência àquele que vai em direção à Deus, assim como um foguete que segue a caminho do espaço, os arquitetos responsáveis foram Dom Jaime e José Augusto Bellucci. Na parte interna, os vitrais com conceito abstrato e que mudam de tonalidade de acordo com a incidência solar foram desenvolvidos pelo artista plástico Lorenz Helmair e o crucifixo de 7 metros instalado à esquerda do altar foi esculpido pelo Conrado Moser. Já o pintor maringaense Zanzal Mattar, é o autor da concepção da via Sacra, com suas 15 estações e a figura de Nossa Senhora da Glória. 

Como toda essa estrutura, a catedral tem locais destinados à Eucaristia, administração, sala de reflexão dos padres, espaços para reuniões e a cripta onde Dom Jaime Luiz Coelho- primeiro bispo de Maringá- foi sepultado em 2013. No topo da catedral tem um mirante para as pessoas conhecerem a mais bela vista de Maringá, porém é preciso subir 463 degraus até lá. 

Endereço: Praça da Catedral 

 Cultura em ação – Teatro Calil Haddad 

O local tem uma estrutura impotente, conta com camarins, depósito de instrumentos, oficina e espaço para dança. Além disso no interior fica o Museu de História e Arte Hélenton Borba Côrtes para que os convidados aguardem antes de iniciar as apresentações. O museu se dispõe em três pavimentos, no ultimo também fica a Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá, onde estão arquivadas milhares de fotos e documentos de cada década da história da cidade. 

Endereço: Avenida Luís Teixeira Mendes, 2500 – Zona 5 

Esporte e diversão – Estádio Willie Davids 

Por mais que comumente esse ponto turístico seja conhecido como estádio Willie Davids, esse estádio faz parte de um complexo esportivo chamado Vila Olímpica ou Complexo Esportivo Jaime Canet Júnior, que tem aproximadamente 122 mil m² e encontramos também: o Ginásio de Esportes Chico Neto; o Ginásio Valdir Pinheiro; o Parque Aquático; as quadras de areia; o velódromo e a pista de atletismo. 

O nome do estádio foi pensado como uma homenagem ao Willie da Fonseca Brabazon Davids – o primeiro prefeito de Londrina – o que é uma curiosidade engraçada, já que Londrina era a maior rival do Grêmio Esportivo Maringá nos “clássicos do Café”. 

Além dos clássicos do futebol, o local também já foi palco de apresentações musicais e semanalmente você pode ir a Feira do Produtor que acontece em frente ao estádio. 

 Endereço: Avenida Prudente de Morais, s/n – Zona 7 

Uma experiência de sabores – Mercadão Municipal 

Inaugurado em 2009 esse local foi construído sobre o primeiro armazém cerealista da cidade, e preserva a memória do antigo barracão construído em 1958 pela família Tozzo, que estocava e comercializava produtos secos e molhados. 

São diversas lojas com os mais variados produtos, desde frutas típicas e exóticas, a vinhos nacionais e importados, cervejas de todos os cantos do mundo, temperos, queijos, carnes, peixes, doces, chocolates e muito mais!  Para aqueles que adoram aromas, temperos e sabores é uma parada obrigatória. 

Endereço: Avenida Prudente de Morais, 601 – Zona 7 

O que você achou dos pontos turísticos de Maringá? 

Venha conhecer Maringá mais de perto e desfrute de todas essas opções de turismo, acesse este conteúdo para que você possa se arriscar sem medo de errar! 

Se você já conheceu algum desse locais, conta pra gente o que você achou e compartilhe sua experiência conosco. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *