Desmembramento de terreno: você já ouviu falar? 

E

ncontrar o terreno ideal para a construção do imóvel dos seus sonhos pode ser uma tarefa difícil, e com certeza a metragem é um fator que impacta diretamente na execução do projeto. Por esse motivo, muitas incorporadoras e construtoras ao se depararem com um lote de localização estratégica, optam por desmembrar o espaço, caso seja necessário, para construir. Além disso, outra situação comum é a divisão de propriedades compradas entre familiares. 

De acordo com o engenheiro civil e corretor especializado em terrenos, Gustavo Feola, a divisão pode ser feita desde que esteja de acordo com as normas de zoneamento exigidas pela prefeitura –

“é isso que vai determinar quantos lotes será possível conseguir efetivamente, lembrando que isso tudo depende da lei de zoneamento de cada região. Ou seja, cada cidade exige um número mínimo para cada extensão, nos terrenos presentes na Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana (ZEU), por exemplo, é requerido uma frente mínima de 20 metros, com área mínima de 1 mil metros quadrados (m²) e frente máxima de 150 metros.”

Em quais situações isso seria interessante? 

Imagine a seguinte situação: a construtora ou loteadora encontra um terreno grande o bastante para abrigar diversas edificações, se ela dividir esse grande terreno em vários lotes, cria espaço para várias residências, salas comerciais ou pequenos prédios. A metragem pode até ser a mesma do lote original, mas o valor do empreendimento aumenta muito depois de pronto. Fora isso, para um terreno maior, o público de possíveis compradores é bem mais baixo do que aqueles que possuem condições financeiras para adquirir um lote menor, aumentando as chances de venda já que o valor fica mais acessível. 

“Muitas vezes a vantagem é pensando em um lançamento imobiliário, pois você consegue lançar em fases, o que pode ajudar no sucesso das vendas, além de valorizar também as demais etapas, já que o valor tende subir a cada período. O risco para o empreendedor imobiliário também diminuiu lançando em fases”, completa Feola

Para famílias é benéfico pois é mais barato desmembrar seu terreno do que comprar outro, ou até mesmo comprar um novo lar. Portanto, a ideia de utilizar parte do terreno para garantir a independência residencial dos filhos é excelente. 

Passos para desmembramento de área.

  1. Análise de um profissional habilitado pelo CREA: primeiramente um profissional do CREA deverá medir o terreno e preparar as plantas e o memorial descritivo, que reúne todas as informações referentes à divisão do espaço como descrições e medições . 
  1. Encaminhamento da documentação: em sequência toda essa documentação deve ser protocolada e aprovada na prefeitura municipal, então os agentes da prefeitura vão fazer uma análise do documento, junto com a planta, para determinar se concederão o alvará de desmembramento.  
  1. Registrar o novo imóvel em cartório: com as documentações exigidas pelo cartório, registre o novo imóvel com as devidas metragens e informações de endereço. Estando tudo em ordem, o Oficial de Registro de Imóveis irá proceder a averbação de subdivisão e encerramento da matrícula originária, abrindo as novas matrículas dos imóveis divididos. 

Você conhece o loteamento Bom Jardim? 

Lançado em 2015, o Bom Jardim é o maior loteamento de Maringá onde desde sua idealização foi projetado para ser um dos melhores bairros da cidade. Além de estar localizado em uma região estratégica, próximo a Shoppings, Hipermercados, farmácia e a poucos minutos do centro, essa região tem toda a infraestrutura de água, energia elétrica, esgoto e pavimentação. Sem falar que todas as quadras são totalmente planas e com uma vista privilegiada. 

Mas por que falar do Bom Jardim? 

O Bom Jardim é uma boa escolha para qualquer que seja seu sonho, para morar, investir ou empreender. Possui mais de 1000 lotes residenciais e comerciais prontos para construir, e o melhor: cada quadra foi projetada para se adequar ao projeto dos seus sonhos. Por que? 

“A nova lei determina que a metragem mínima para o desmembramento é de 400m², no Bom Jardim temos lotes com essa configuração. Sem falar que com uma frente de 8m² você pode ter uma fachada belíssima.” 

Conheça esse bairro que já conta com novas construções, pronto para receber escolas, creches, praças, comércios, tudo o que você precisa para ter o máximo de conforto e bem-estar. 

Clique nesse link para falar com um de nossos especialistas ou consulte nosso site. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *