É prorrogado o prazo de entrega da declaração do IR 2021

A Receita Federal adiou o prazo de entrega do Imposto de Renda para 31 de maio. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (12). Antes, o prazo de entrega era 30 de abril.

Em nota, a Secretaria da Receita Federal informou que a medida foi tomada como forma de proteger a sociedade, evitando que ocorram aglomerações em unidades de atendimento e outros estabelecimentos procurados pela população para obtenção de dados ou ajuda profissional. 

Vale lembrar que o prazo ainda pode sofrer alterações. Tramita no Congresso um projeto de lei que prorrogaria o prazo de entrega do IR 2021 para o fim de julho

Os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País também foram adiados, assim como o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações. O calendário de pagamento das restituições não foi alterado.

Quem perder o prazo de envio terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido, prevalecendo o maior valor. O programa para preencher a declaração está disponível no site Meu Imposto de Renda, da Receita Federal. Em caso de dificuldades para download ou uso do programa, a Receita disponibilizou algumas instruções de instalação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *